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'''Parafisiopatologia.''' A distorção cognitiva da realidade torna o julgamento destas conscins parcial, pois ao analisar determinada conjuntura, não abstraem a complexidade  
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dos fatos e parafatos, nem vislumbram as diferentes facetas do caso ou não consideram as diversas variáveis envolvidas, a exemplo da serialidade existencial e da multidimensionalidade, sem as quais não compreende as interrelações de causalidade. A postura bélica  combativa típica gera os auto e heteroconflitos característicos desta síndrome. A hipervigilância quanto às desigualdades e a autobstinação cega em punir deixam pouco espaço mental para outros assuntos, decorrendo em monoideísmos. A costumeira incapacidade de perdoar somada à gana pela desforra e vingança podem levar à implacabilidade, infrações e atos de crueldade, validadores da ideia de ''os fins justificarem os meios.''
dos fatos e parafatos, nem vislumbram as diferentes facetas do caso ou não consideram as  
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diversas variáveis envolvidas, a exemplo da serialidade existencial e da multidimensionalidade, sem as quais não compreende as interrelações de causalidade. A postura bélica  combativa típica gera os auto e heteroconflitos característicos desta síndrome. A hipervigilância quanto às desigualdades e a autobstinação cega em punir deixam pouco espaço mental para outros assuntos, decorrendo em monoideísmos. A costumeira incapacidade de perdoar somada à gana pela desforra e vingança podem levar à implacabilidade, infrações e atos de crueldade, validadores da ideia de ''os fins justificarem os meios.''
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'''Experimentologia.''' Não incomumente, o justiceiro fundamenta-se na '''Lei de Talião,'' premissa primitiva e anticosmoética, na qual rege a rigorosa reciprocidade das penas, popularizada pela expressão ''olho por olho, dente por dente.''
 
'''Experimentologia.''' Não incomumente, o justiceiro fundamenta-se na '''Lei de Talião,'' premissa primitiva e anticosmoética, na qual rege a rigorosa reciprocidade das penas, popularizada pela expressão ''olho por olho, dente por dente.''

Edição das 15h20min de 15 de julho de 2022

Anexos: Verbete PDF

Síndrome do Justiceiro.

Estado mórbido caracterizado predominantemente pela indignação anticosmoética perante supostas injustiças associada à autatribuição do pseudodireito de fazer justiça de acordo com os próprios critérios e meios, desconsiderando os princípios da Cosmoeticologia.

Especialidade-chave: Sindromologia.

Sinonimologia:

1. SJ. 2. Síndrome do injusticeiro. 3.Síndrome do vingador.

Poliglotologia:

Anglofonia: avenger syndrome.

Francofonia: syndrome du justicier.

Germanofonia: Justizgänger-Syndrom, n.

Hispanofonia: síndrome del justiciero.

Consciencioterapeuticologia

Complementum: Parassintomatologia. A conscin com a síndrome do justiceiro possui o senso de justiça ectópico, tendo o entendimento distorcido dos princípios da própria ética humana, estando, dessa maneira, ainda muito distante da compreensão teática dos preceitos da Cosmoeticologia. Com base em concepção de justiça antifraterna, no orgulho e vaidade arroga para si o direito de punir e fazer justiça com as próprias mãos. Acredita, de certa forma, ser alguém especial, apta a ser, ao mesmo tempo, a juíza e a executora da lei.

Autassediologia. A visão de mundo de tais personalidades fundamenta-se no pensamento tudo ou nada, pois para elas não existe meio termo. Com esse radicalismo maniqueísta, tendem a classificar automaticamente as pessoas em vítimas ou algozes, culpadas ou inocentes, certas ou erradas, boas ou más. É comum a intenção de infligir ao outro o sofrimento proporcional ao dano causado – dar o troco na mesma moeda.

Intencionologia. O justiceiro é motivado a defender quem considera ser vitimizado, fraco e oprimido pelos poderosos, ou somente pelo intuito de punir condutas alheias consideradas erradas, injustas ou imorais segundo o particularíssimo código moral.

Parafisiopatologia. A distorção cognitiva da realidade torna o julgamento destas conscins parcial, pois ao analisar determinada conjuntura, não abstraem a complexidade dos fatos e parafatos, nem vislumbram as diferentes facetas do caso ou não consideram as diversas variáveis envolvidas, a exemplo da serialidade existencial e da multidimensionalidade, sem as quais não compreende as interrelações de causalidade. A postura bélica combativa típica gera os auto e heteroconflitos característicos desta síndrome. A hipervigilância quanto às desigualdades e a autobstinação cega em punir deixam pouco espaço mental para outros assuntos, decorrendo em monoideísmos. A costumeira incapacidade de perdoar somada à gana pela desforra e vingança podem levar à implacabilidade, infrações e atos de crueldade, validadores da ideia de os fins justificarem os meios.


'Experimentologia. Não incomumente, o justiceiro fundamenta-se na Lei de Talião, premissa primitiva e anticosmoética, na qual rege a rigorosa reciprocidade das penas, popularizada pela expressão olho por olho, dente por dente.

Mentalsomatologia. No âmbito cognitivo, a conscin sindrômica mostra rigidez e, frequentemente, teimosia quanto aos autoposicionamentos. A autoconvicção de estar correta, adicionada à superficialidade nas análises, decorre em decisões impulsivas e precipitadas. A sensação de poder, inseparável à função de paladino da justiça, reduz o autodiscernimento, comprometendo também os julgamentos.

Psicossomatologia. O afeto padrão é a raiva da indignação anticosmoética. Quando recebe o apoio e a congratulação das vítimas defendidas, sente o ego insuflado, alimentando a autopujança, o orgulho e a vaidade. A satisfação malévola, por vezes, sobrevém da constatação da derrocada alheia. O remorso é passível de ocorrer tanto mediante o fracasso das empreitadas salvacionsitas quanto, contraditoriamente, nos momentos de sucesso, ao perceber ter passado da conta ou compreender os desdobramentos e consequências nocivas dos próprios atos.

Energossomatologia. Tal conteúdo psicossomático intenso está comumente associado ao monopólio cardiochacral. A defasagem energética tende a decorrer da conflituosidade continuada, gerando entropia e desgaste holossomático percebidos até fisicamente.

Somatologia. No dia a dia, a conscin justiceira está a todo momento envolvida em algum tipo de querela com alguém. A agressividade ao falar, o uso do dedo indicador de modo acusatório, os arroubos emocionais dramáticos e as cenas de protestos são comuns no ápice dos conflitos. Em relação às preferências culturais, é comum a ostentação da veneração a líderes justiceiros intrafísicos, ou mesmo fictícios, algumas vezes percebida até na vestimenta. Quanto à linguagem verbal, os termos e expressões próprios ao holopensene da justiça e belicismo são: ‒ Isso não é justo! Aqui se faz, aqui se paga! Ele vai se arrepender pelo que fez! Vou até as últimas consequências para fazê-lo pagar!

Heterassediologia. Quando tal conscin está investida na função de vingadora, é comum vampirizar as ECs de outras consciências e receber aporte de energias patológicas de consciexes interessadas na perpetuação da contenda. A mentalidade dessa portadora da síndrome, em realidade, é similar a grande número de assediadores extrafísicos: obcecados por justiça, fazem reinvindicações, acusações e incutem culpas em busca de retaliação. Quanto à atuação interdimensional, ela age enquanto líder assediadora nesta dimensão ou minipeça do megassédio, conforme satélite baratrosférico.

Parassemiologia. O diagnóstico sindrômico frequentemente é explicitado em campo consciencioterápico quando o evoluciente passa a considerar a dupla de consciencioterapeutas antagonistas, interpretando as heterabordagens enquanto agressões ou julgamentos parciais. Ao considerar-se injustiçado, surgem manifestações típicas da autovitimização ‒ justificativas, reclamações e postura de coitadismo. Em protesto, ataca verbalmente e energeticamente os assistentes.

Criteriologia. Os principais critérios diagnósticos da síndrome do justiceiro são a indignação anticosmoética, apriorismos patológicos relacionados à justiça e ações paracolocar tal visão em prática. Embora o justiceiro possa sentir-se envaidecido e empoderado pelo suporte e admiração alheios, o reconhecimento público não é a motivação principal, podendo inclusive agir de modo velado, sem anunciar publicamente a autoria dos próprios atos.

Paraterapeuticologia. A primeira medida terapêutica é não tomar parte no plot vítima-punidor-salvador, mas estabelecer relação interassistencial. O esclarecimento, por meio da expansão do conceito de justiça, utilizando os princípios da Cosmoética e da Paradireitologia, é importante no tratamento desta parapatologia. É primordial a abordagem às mágoas e ressentimentos e à opção pelo heteroperdão. Não menos importante é o desenvolvimento da benignidade e intercompreensão, parantídotos do belicismo, com objetivo de auxiliar o evoluciente a vivenciar as benesses da antiofensividade.

Autoconsciencioterapeuticologia. Em última análise, o justiceiro necessita reciclar a estratégia de lidar com os erros, próprios ou alheios, tornando-se agente ativo na recomposição e reconciliação, passando de incendiário a bombeiro consciencial.

Casuisticologia. Casos crônicos da síndrome são apresentados no tratado Homo sapiens pacificus, de Waldo Vieira, especificamente ao exemplificar determinadas consbéis. A despeito de algumas profissões e áreas relacionadas à correção de injustiças e desigualdades sociais serem nichos atrativos para o justiceiro, tal perfil se encontra amplamente difundido na Socin atual. É o caso, por exemplo, dos patrulheiros das redes sociais, exercendo os cancelamentos virtuais, modalidade de linchamento on-line. Vale ressaltar o fato dos linchamentos terem enquanto epicentro intrafísico a figura do justiceiro.

Autoinvestigaciologia. Ao intermissivista, talvez seja mais relevante a autoinvestigação de situações, contextos, ou assuntos eliciadores da sintomatogia da síndrome do justiceiro em si, denotando a existência de resquícios patológicos ainda não reciclados.

Exemplologia. No atual Zeitgeist, é comum o enaltecimento de ativismos, especialmente de causas relacionadas a grupos minoritários, ideologias políticas e meio ambiente. O intermissivista, entretanto, tem o paradever de definir, a partir do autodiscernimento, a expressão interassistencial pessoal prioritária na Socin, fazendo a profilaxia quanto a atuações ectópicas, privilegiando divulgações mentalsomáticas gesconológicas.

Comorbiologia. A síndrome do justiceiro está relacionada à síndrome da autovitimização quando o próprio justiceiro se sente vitimizado de alguma forma. No entanto, a manifestação predominante é de raiva revanchista, diferente da atitude mais passiva e condescendente de grande parte das personalidades autovitimizadas. A conduta geralmente inflamada, agressiva, assediadora explica a frequente associação conceitual com a síndrome da abstinência da Baratrosfera. A visão sobre a vida ser de luta e sobre os demais seres humanos a de potenciais inimigos denuncia a afinidade com o holopensene belicoso.

Discernimentologia. Importante lembrar serem as leis intrafísicas, embora ainda limitadas do ponto de vista da Cosmoeticologia, essenciais à humanidade. Assim, as pessoas devem ser julgadas e responsabilizadas pelos crimes cometidos por meio do sistema de justiça institucionalizada na Socin. A cura da SJ não passa pela banalização ou acumpliciamento com a delinquência, mas pelo desenvolvimento da compreensão avançada quanto às interações sociais, parassociais e das leis do hololocarma.

Paraprognosticologia. No curso grupocármico, a parapatologia está relacionada à fase da interprisão grupocármica. Paradoxalmente, o justiceiro, ao repetir as ações do algoz, torna-se também verdugo, e ao exercer o heteroperdão liberta-se.

Paraetiologia. Acontecimentos negativos marcantes, traumas de natureza variada, e mesmo a mesologia centrada na cultura do vitimismo, a exemplo da existente em várias religiões, contribuem potencialmente para o desenvolvimento desta síndrome.

Autocuroterapeuticologia. No entanto, mesmo no caso da vítima autêntica, o revide mostra-se solução nada inteligente evolutivamente. Inexiste cura derivada do ato de ferir outra consciência, sendo a interassistência a real omniterapia.

Holoprescriciologia

Remissiologia: 1. Antiofensividade interconsciencial (Homeostaticologia). 2. Credor grupocármico (Grupoconsciencioterapeuticologia). 3. Mágoa (Autassediologia). 4. Paraterapêutica da belicopensenidade remanescente (Paraterapeuticologia). 5. Técnica do autodespertamento da gratidão (Autossuperaciologia). 6. Técnica do código pessoal de Cosmoética (Autenfrentamentologia). 7. Técnica da recomposição cosmoética dos erros (Autenfrentamentologia).

Bibliografia Específica: 01. Almeida, Julio; Qualificação da Consciência; pref. Waldo Vieira; revisores Alexandre Zaslavsky; et al.; glos. 210 termos; 403 refs.; alf.; ono.; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; página 126.

02. Bernardi, Roseméri; Síndrome do Justiceiro; Artigo; Anais do I Simpósio de Autoconsciencioterapia da Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); Foz do Iguaçu, PR; 27-28.10.07; 1 E-mail; 16 enus.; 1 microbiografias; 5 filmes; 16 refs.; 4 webgrafias; Editares; Foz do Iguaçu, PR; Outubro, 2007; páginas 15 a 39.

03. Bernardi, Rosiméri; Síndrome do Justiceiro; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; 23.178 p.; Vol. 25; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 E-mails; 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 websites; 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-118-9; páginas 20.685 a 20.692.

04. Eliacheff, Caroline; & Larivière, Daniel Doulez; O Tempo das Vítimas; trad. Lucia Valladares; 240 p.; 11 caps.; 2 citações; 1 enu.; 2 minibiografias; epíl.; 170 notas; 91 refs.; 21 x 14 cm; br.; Fundação de Apoio a Universidade Federal de SP (FAP-UNIFESP); São Paulo, SP; 2012; páginas 73 e 230.

05. Haymann, Maximiliano; Indignação Cosmoética; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; 23.178 p.; Vol. 16; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 E-mails; 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 websites; 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-118-9; páginas 12.528 a 12.532.

06. Vieira, Waldo; 200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; revisores Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200 caps.; 15 E-mails; 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; ISBN 85-86019-24-0; página 127.

07. Vieira, Waldo; Antidireito; Apriorismose; Autovitimização; Conduta Cosmoética; Interprisiologia; Paradever; Paradireito; Refém da Autocognição; verbetes; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; 23.178 p.; Vols. 3, 6, 9, 17, 20 e 23; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 E-mails; 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 websites; 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-118-9; páginas 1.200 a 1.202, 1.559 a 1.561, 4.359 a 4.361, 6.366 a 6.369, 13.309 a 13.312, 16.432 a 16.435, 16.447 a 16.451 e 19.319 a 19.321.

08. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia (IIP); Rio de Janeiro, RJ; ISBN 85-86019-15-1; 1996; páginas 140 e 141.

09. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; ISBN 978-85-98966-83-0; páginas 353, 810, 863, 1.165 e 1.237.

10. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; ISBN 978- 85-98966-14-4; páginas 59 a 62, 335 e 365.

11. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I, II e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; ISBN 978-85-8477-140-0; páginas 532, 871, 940, 942, 943, 944, 1.130, 1.134, 1.135 e 1.227.

12. Weinhold, Barry K.; & Weinhold, Janae B.; How to Break Free of the Drama Triangle and Victim Consciousness; 2 partes; 14 caps.; 11 citações; 1 E-mail; 26 enus.; 7 escalas; 2 fotos; 2 minibiografias; 5 ilus.; 5 questionários; 1 teste; 1 website; 2 notas; 23 x 15,5 cm; br.; Division Colorado Institute Resolution; & Creative Leadership Colorado (CICRCL); Colorado; EUA; 2017; página 14

Anexos: