Complementum
|
'''Parassintomatologia.''' A conscin com a … '''Parassintomatologia.''' A conscin com a ''síndrome do justiceiro'' possui o senso de
justiça ectópico, tendo o entendimento distorcido dos princípios da própria ética humana,
estando, dessa maneira, ainda muito distante da compreensão teática dos preceitos da
Cosmoeticologia. Com base em concepção de justiça antifraterna, no orgulho e vaidade
arroga para si o direito de punir e ''fazer justiça com as próprias mãos.'' Acredita, de certa forma, ser alguém especial, apta a ser, ao mesmo tempo, a juíza e a executora da lei.
'''Autassediologia.''' A visão de mundo de tais personalidades fundamenta-se no pensamento tudo ou nada, pois para elas não existe meio termo. Com esse radicalismo maniqueísta, tendem a classificar automaticamente as pessoas em vítimas ou algozes, culpadas ou inocentes, certas ou erradas, boas ou más. É comum a intenção de infligir ao outro o sofrimento proporcional ao dano causado – dar o troco na mesma moeda.
'''Intencionologia.''' O justiceiro é motivado a defender quem considera ser vitimizado, fraco e oprimido pelos poderosos, ou somente pelo intuito de punir condutas alheias
consideradas erradas, injustas ou imorais segundo o particularíssimo código moral.
'''Parafisiopatologia.''' A distorção cognitiva da realidade torna o julgamento destas conscins parcial, pois ao analisar determinada conjuntura, não abstraem a complexidade
dos fatos e parafatos, nem vislumbram as diferentes facetas do caso ou não consideram as diversas variáveis envolvidas, a exemplo da serialidade existencial e da multidimensionalidade, sem as quais não compreende as interrelações de causalidade. A postura bélica combativa típica gera os auto e heteroconflitos característicos desta síndrome. A hipervigilância quanto às desigualdades e a autobstinação cega em punir deixam pouco espaço mental para outros assuntos, decorrendo em monoideísmos. A costumeira incapacidade de perdoar somada à gana pela desforra e vingança podem levar à implacabilidade, infrações e atos de crueldade, validadores da ideia de ''os fins justificarem os meios.''
'''Experimentologia.''' Não incomumente, o justiceiro fundamenta-se na ''Lei de Talião,'' premissa primitiva e anticosmoética, na qual rege a rigorosa reciprocidade das penas, popularizada pela expressão ''olho por olho, dente por dente.''
'''Mentalsomatologia.''' No âmbito cognitivo, a conscin sindrômica mostra rigidez e,
frequentemente, teimosia quanto aos autoposicionamentos. A autoconvicção de estar correta, adicionada à superficialidade nas análises, decorre em decisões impulsivas e precipitadas. A sensação de poder, inseparável à função de ''paladino da justiça,'' reduz o autodiscernimento, comprometendo também os julgamentos.
'''Psicossomatologia.''' O afeto padrão é a raiva da indignação anticosmoética. Quando recebe o apoio e a congratulação das vítimas defendidas, sente o ego insuflado,
alimentando a autopujança, o orgulho e a vaidade. A satisfação malévola, por vezes, sobrevém da constatação da derrocada alheia. O remorso é passível de ocorrer tanto mediante o fracasso das empreitadas salvacionsitas quanto, contraditoriamente, nos momentos de sucesso, ao perceber ter ''passado da conta'' ou compreender os desdobramentos e consequências nocivas dos próprios atos.
'''Energossomatologia.''' Tal conteúdo psicossomático intenso está comumente associado ao monopólio cardiochacral. A defasagem energética tende a decorrer da conflituosidade continuada, gerando entropia e desgaste holossomático percebidos até fisicamente.
'''Somatologia.''' No dia a dia, a conscin justiceira está a todo momento envolvida em
algum tipo de querela com alguém. A agressividade ao falar, o uso do dedo indicador de
modo acusatório, os arroubos emocionais dramáticos e as cenas de protestos são comuns
no ápice dos conflitos. Em relação às preferências culturais, é comum a ostentação da veneração a líderes justiceiros intrafísicos, ou mesmo fictícios, algumas vezes percebida até na vestimenta. Quanto à linguagem verbal, os termos e expressões próprios ao holopensene da justiça e belicismo são: ''‒ Isso não é justo! Aqui se faz, aqui se paga! Ele vai se arrepender pelo que fez! Vou até as últimas consequências para fazê-lo pagar!''
'''Heterassediologia.''' Quando tal conscin está investida na função de vingadora,
é comum vampirizar as ECs de outras consciências e receber aporte de energias patológicas
de consciexes interessadas na perpetuação da contenda. A mentalidade dessa portadora da
síndrome, em realidade, é similar a grande número de assediadores extrafísicos: obcecados
por justiça, fazem reinvindicações, acusações e incutem culpas em busca de retaliação.
Quanto à atuação interdimensional, ela age enquanto líder assediadora nesta dimensão ou
minipeça do megassédio, conforme satélite baratrosférico.
'''Parassemiologia.''' O diagnóstico sindrômico frequentemente é explicitado em campo consciencioterápico quando o evoluciente passa a considerar a dupla de consciencioterapeutas antagonistas, interpretando as heterabordagens enquanto agressões ou julgamentos parciais. Ao considerar-se injustiçado, surgem manifestações típicas da autovitimização ‒ justificativas, reclamações e postura de ''coitadismo.'' Em protesto, ataca verbalmente e energeticamente os assistentes.
'''Criteriologia.''' Os principais critérios diagnósticos da ''síndrome do justiceiro'' são a indignação anticosmoética, apriorismos patológicos relacionados à justiça e ações paracolocar tal visão em prática. Embora o justiceiro possa sentir-se envaidecido e empoderado pelo suporte e admiração alheios, o reconhecimento público não é a motivação principal, podendo inclusive agir de modo velado, sem anunciar publicamente a autoria dos próprios atos.
'''Paraterapeuticologia.''' A primeira medida terapêutica é não tomar parte no ''plot
vítima-punidor-salvador,'' mas estabelecer relação interassistencial. O esclarecimento, por meio da expansão do conceito de justiça, utilizando os princípios da Cosmoética e da Paradireitologia, é importante no tratamento desta parapatologia. É primordial a abordagem
às mágoas e ressentimentos e à opção pelo heteroperdão. Não menos importante é o desenvolvimento da benignidade e intercompreensão, parantídotos do belicismo, com objetivo de auxiliar o evoluciente a vivenciar as benesses da antiofensividade.
'''Autoconsciencioterapeuticologia.''' Em última análise, o justiceiro necessita reciclar a estratégia de lidar com os erros, próprios ou alheios, tornando-se agente ativo na
recomposição e reconciliação, passando de incendiário a bombeiro consciencial.
'''Casuisticologia.''' Casos crônicos da síndrome são apresentados no tratado ''Homo
sapiens pacificus,'' de Waldo Vieira, especificamente ao exemplificar determinadas
consbéis. A despeito de algumas profissões e áreas relacionadas à correção de injustiças
e desigualdades sociais serem nichos atrativos para o justiceiro, tal perfil se encontra amplamente difundido na Socin atual. É o caso, por exemplo, dos patrulheiros das redes sociais, exercendo os cancelamentos virtuais, modalidade de linchamento on-line. Vale ressaltar o fato dos linchamentos terem enquanto epicentro intrafísico a figura do justiceiro.
'''Autoinvestigaciologia.''' Ao intermissivista, talvez seja mais relevante a autoinvestigação de situações, contextos, ou assuntos eliciadores da sintomatogia da ''síndrome do justiceiro'' em si, denotando a existência de resquícios patológicos ainda não reciclados.
'''Exemplologia.''' No atual ''Zeitgeist,'' é comum o enaltecimento de ativismos, especialmente de causas relacionadas a grupos minoritários, ideologias políticas e meio ambiente. O intermissivista, entretanto, tem o paradever de definir, a partir do autodiscernimento, a expressão interassistencial pessoal prioritária na Socin, fazendo a profilaxia quanto a atuações ectópicas, privilegiando divulgações mentalsomáticas gesconológicas.
'''Comorbiologia.''' A ''síndrome do justiceiro'' está relacionada à ''síndrome da autovitimização'' quando o próprio justiceiro se sente vitimizado de alguma forma. No entanto, a manifestação predominante é de raiva revanchista, diferente da atitude mais passiva e condescendente de grande parte das personalidades autovitimizadas. A conduta geralmente inflamada, agressiva, assediadora explica a frequente associação conceitual com a ''síndrome da abstinência da Baratrosfera.'' A visão sobre a vida ser de luta e sobre os
demais seres humanos a de potenciais inimigos denuncia a afinidade com o holopensene
belicoso.
'''Discernimentologia.''' Importante lembrar serem as leis intrafísicas, embora ainda
limitadas do ponto de vista da Cosmoeticologia, essenciais à humanidade. Assim, as pessoas devem ser julgadas e responsabilizadas pelos crimes cometidos por meio do sistema de justiça institucionalizada na Socin. A cura da SJ não passa pela banalização ou acumpliciamento com a delinquência, mas pelo desenvolvimento da compreensão avançada
quanto às interações sociais, parassociais e das leis do hololocarma.
'''Paraprognosticologia.''' No curso grupocármico, a parapatologia está relacionada
à fase da interprisão grupocármica. Paradoxalmente, o justiceiro, ao repetir as ações do
algoz, torna-se também verdugo, e ao exercer o heteroperdão liberta-se.
'''Paraetiologia.''' Acontecimentos negativos marcantes, traumas de natureza variada,
e mesmo a mesologia centrada na ''cultura do vitimismo,'' a exemplo da existente em várias
religiões, contribuem potencialmente para o desenvolvimento desta síndrome.
'''Autocuroterapeuticologia.''' No entanto, mesmo no caso da vítima autêntica, o revide mostra-se solução nada inteligente evolutivamente. Inexiste cura derivada do ato de
ferir outra consciência, sendo a interassistência a real omniterapia.ndo a interassistência a real omniterapia. +
|
ReferenciaBibliografica
|
01. ''' Almeida,''' Julio; '''''Qualificaç … 01. ''' Almeida,''' Julio; '''''Qualificação da Consciência;''''' pref. '''Waldo Vieira;''' revisores Alexandre Zaslavsky; ''et al.;'' glos. 210 termos; 403 refs.; alf.; ono.; br.; ''Associação Internacional Editares;'' Foz do Iguaçu, PR; 2005; página 126.
02. '''Bernardi,''' Roseméri; '''''Síndrome do Justiceiro;''''' Artigo; ''Anais do I Simpósio de Autoconsciencioterapia da Organização Internacional de Consciencioterapia'' (OIC); Foz do Iguaçu, PR; 27-28.10.07; 1 ''E-mail;'' 16 enus.; 1 microbiografias; 5 filmes; 16 refs.; 4 webgrafias; Editares; Foz do Iguaçu, PR; Outubro, 2007; páginas 15 a 39.
03. '''Bernardi,''' Rosiméri; '''''Síndrome do Justiceiro;''''' verbete; In: '''Vieira,''' Waldo; Org.; '''''Enciclopédia da Conscienciologia;''''' apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; 23.178 p.; Vol. 25; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 ''E-mails;'' 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 ''websites;'' 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; ''Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica'' (ENCYCLOSSAPIENS); & ''Associação Internacional Editares;'' Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-118-9; páginas 20.685 a 20.692.
04. '''Eliacheff,''' Caroline; & '''Larivière,''' Daniel Doulez; '''''O Tempo das Vítimas;''''' trad. Lucia Valladares; 240 p.; 11 caps.; 2 citações; 1 enu.; 2 minibiografias; epíl.; 170 notas; 91 refs.; 21 x 14 cm; br.; ''Fundação de Apoio a Universidade Federal de SP'' (FAP-UNIFESP); São Paulo, SP; 2012; páginas 73 e 230.
05. '''Haymann,''' Maximiliano; '''''Indignação Cosmoética;''''' verbete; In: '''Vieira,''' Waldo; Org.; '''''Enciclopédia da Conscienciologia;''''' apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; 23.178 p.; Vol. 16; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 ''E-mails;'' 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 ''websites;'' 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; ''Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica'' (ENCYCLOSSAPIENS); & ''Associação Internacional Editares;'' Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-118-9; páginas 12.528 a 12.532.
06. '''Vieira,''' Waldo; '''''200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos;''''' revisores Alexander Steiner; ''et al.;'' 260 p.; 200 caps.; 15 ''E-mails;'' 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 ''websites;'' 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.;
''Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia'' (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; ISBN 85-86019-24-0; página 127.
07. '''Vieira,''' Waldo; '''''Antidireito; Apriorismose; Autovitimização; Conduta Cosmoética; Interprisiologia; Paradever; Paradireito; Refém da Autocognição;''''' verbetes; In: '''Vieira,''' Waldo; Org.; '''''Enciclopédia da Conscienciologia;''''' apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; 23.178 p.; Vols. 3, 6, 9, 17, 20 e 23; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 ''E-mails;'' 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 ''websites;'' 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; ''Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica'' (ENCYCLOSSAPIENS); ''& Associação Internacional Editares;'' Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-118-9; páginas 1.200 a 1.202, 1.559 a 1.561, 4.359 a 4.361, 6.366 a 6.369, 13.309 a 13.312, 16.432 a 16.435, 16.447 a 16.451 e 19.319 a 19.321.
08. '''Vieira,''' Waldo; '''''Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral;''''' revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 ''E-mails;'' 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 ''website;'' glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; ''Instituto Internacional de Projeciologia'' (IIP); Rio de Janeiro, RJ; ISBN 85-86019-15-1; 1996; páginas 140 e 141.
09. '''Vieira,''' Waldo; '''''Dicionário de Argumentos da Conscienciologia;''''' revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 ''blog;'' 21 ''E-mails;'' 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 ''websites;'' alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; ''Associação Internacional Editares;'' Foz do Iguaçu, PR; 2014; ISBN 978-85-98966-83-0; páginas 353, 810, 863, 1.165 e 1.237.
10. '''Vieira,''' Waldo; '''''Homo sapiens pacificus;''''' revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 ''E-mails;'' 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 ''websites;'' glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; ''Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia'' (CEAEC); ''& Associação Internacional Editares;'' Foz do Iguaçu, PR; 2007; ISBN 978-85-98966-14-4; páginas 59 a 62, 335 e 365.
11. '''Vieira,''' Waldo; '''''Léxico de Ortopensatas;''''' revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I, II e III; 1 ''blog;'' 652 conceitos analógicos; 22 ''E-mails;'' 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 ''websites;'' 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2ª Ed. rev. e aum.; ''Associação Internacional Editares;'' Foz do Iguaçu, PR; 2019; ISBN 978-85-8477-140-0; páginas 532, 871, 940, 942, 943, 944, 1.130, 1.134, 1.135 e 1.227.
12. '''Weinhold,''' Barry K.; & '''Weinhold,''' Janae B.; '''''How to Break Free of the Drama Triangle and Victim Consciousness;''''' 2 partes; 14 caps.; 11 citações; 1 ''E-mail;'' 26 enus.; 7 escalas; 2 fotos; 2 minibiografias; 5 ilus.; 5 questionários; 1 teste; 1 ''website;'' 2 notas; 23 x 15,5 cm; br.; ''Division Colorado Institute Resolution; & Creative Leadership Colorado'' (CICRCL); Colorado; EUA; 2017; página 14. (CICRCL); Colorado; EUA; 2017; página 14. +
|