Mudanças entre as edições de "Síndrome da Dispersão Consciencial (SDC)"

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|Entrada=Síndrome da Dispersão Consciencial (SDC).
 
|Entrada=Síndrome da Dispersão Consciencial (SDC).
 
|Definicao=Estado mórbido caracterizado pela dispersão dos autesforços, autodesorganização, falta de autodirecionamento proexológico e de priorização evolutiva.
 
|Definicao=Estado mórbido caracterizado pela dispersão dos autesforços, autodesorganização, falta de autodirecionamento proexológico e de priorização evolutiva.
|Complementum='''Paraetiologia.''' A causa principal da síndrome da dispersão consciencial é falta de prioridade evolutiva na vida diuturna. A dificuldade de lidar com a fartura da vida humana na atualidade pode contribuir para a piora do quadro. O efeito pior dessa síndrome é a não realização das cláusulas prioritárias da proéxis.
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|Complementum=Parassintomatologia. O sintoma-chave da conscin portadora da síndrome da dis- persão consciencial é a dissipação dos autesforços evolutivos na vida diuturna.
 
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Autassediologia. O autassédio primário na SDC consiste na crença de ser necessá- rio e produtivo, do ponto de vista evolutivo, atuar em várias frentes ao mesmo tempo ou estar na premência de abrir novas atribuições para manter-se automotivada.
'''Parassintomatologia.''' Entre os sinais e sintomas frequentes da conscin sindromática incluem-se: o abstraimento; a distração, desatenção e dificuldade de concentração nas atividades diárias; a circumpensenidade; a desorganização nas rotinas; a displicência com a disciplina, constância e acabativa nos empreendimentos e metas pessoais e autoevolutivas; a bússola intraconsciencial descalibrada ou falta do direcionamento do ponteiro cosmoético.
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Mentalsomatologia. Do ponto de vista mentalsomático, a síndrome se manifesta enquanto desorganização do pensamento, notadamente do raciocínio lógico aplicado na se- leção dos autocompromissos evolutivos. Há dificuldade em concentrar a atenção ou manter o foco em determinado objetivo ou situação no longo prazo.
 
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Psicossomatologia. Algumas conscins sindrômicas apresentam quadros de desâ- nimo, percepção de baixa auteficácia, insatisfação com a vida intrafísica, ansiedade e de- pressão. Outra descompensação emocional típica do quadro está relacionada à sensação de ociosidade e ânsia por novos estímulos, configurando-se em neofilia deslocada.
'''Parassemiologia.''' No diagnóstico da síndrome, deve-se considerar as queixas do evoluciente quanto à sintomatologia descrita e investigar os sintomas típicos de desalinhamento da bússola intraconsciencial e do desvio de proéxis, por exemplo a instatisfação, a melin e a sensação de vazio existencial.
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Energossomatologia. Não raro, o evoluciente com SDC tem dificuldade de percep- ção das próprias energias e do EV, devido à desorganização pensênica ou falta de foco atencional. Aqueles com baixa autodefesa energética, predispõem-se, inclusive, a minia- cidentes de percurso parapsíquico, tornando-se vulneráveis a heterassédios.
 
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Somatologia. É possível perceber no soma, principalmente pela condição de se envolver em várias atividades simultâneas, sinais da autodesorganização e ansiedade, por exemplo, dificuldade do evoluciente sindrômico em relaxar, ou com o sono, além do can- saço físico, esgotamento mental, doenças cardiovasculares e transtornos gastrointestinais, entre outros.
'''Demandologia.''' É possível identificar o quadro a partir de algumas falas recorrentes do evoluciente, tais como: “tenho a sensação de que faço muito, porém não tenho resultado satisfatório”; “estou insatisfeito com meus resultados evolutivos, apesar de todo meu esforço”; “sinto-me perdido quanto às prioridades evolutivas”; “não tenho tempo para fazer aquilo que é prioritário para mim”; “sinto-me esgotado com as tarefas cotidianas”; “assumo várias tarefas ao mesmo tempo e depois não dou conta de concluí-las”.
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Heterassediologia. A autopensenidade patológica, em conexão com grupos extra- físicos de padrão semelhante, cronicifica o desviacionismo e deixa a conscin mais intra- fisicalizada. Os desvios de rota incentivados pelos assediadores surgem, por exemplo, nos convites irrecusáveis para novas tarefas e de neopossibilidades profissionais ou, paradoxal- mente, para a assunção de novos compromissos assistenciais, porém em desacordo com a prioridade pessoal.Parassemiologia. No diagnóstico sindrômico são consideradas as queixas quanto à sintomatologia descrita e os indícios típicos do desalinhamento da bússola intraconscien- cial e desvio de proéxis, por exemplo a insatisfação, a melin e a sensação de vazio exis- tencial.
 
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Paradiagnosticologia. É possível identificar o quadro sindrômico a partir de algu- mas falas recorrentes do evoluciente, tais como: – Tenho a sensação de que faço muito, porém não tenho resultado satisfatório. Estou insatisfeito com meus resultados evolutivos, apesar de todo meu esforço. Sinto-me perdido quanto às prioridades evolutivas. Não tenho tempo para fazer aquilo que é prioritário para mim. Sinto-me esgotado com as tarefas cotidianas. Assumo várias tarefas ao mesmo tempo e depois não dou conta de concluí-las.
'''Casuisticologia.''' Há de se observar casos de intermissivistas produtivos, polivalentes, alcançando inclusive relevantes feitos interassistenciais, contudo, de fato, ainda não estarem no veio da autoproéxis em decorrência da falta de foco para o prioritário.
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Criteriologia. O critério paradiagnóstico da SDC é feito a partir de evidências da dispersão, falta de megafoco proexológico, despriorização, autopercepção de baixa aute- ficácia evolutiva e intrafisicalização. Além desses critérios, verifica-se: o desviacionismo, o escapismo, a inconstância e o perdularismo.
 
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Casuisticologia. Observam-se casos de intermissivistas polivalentes, alcançando inclusive relevantes feitos interassistenciais, contudo, de fato, ainda à margem do veio da autoproéxis em decorrência da falta de foco para o prioritário. A pessoa ansiosa, impulsiva tem maior predisposição à SDC, pois está constantemente insatisfeita, ansiando por algo, envolvendo-se, desta forma, com atividades não convergentes entre si e ao propósito de vida. A falta de acabativa é recorrente, e a carência afetiva se evidencia neste quadro quando a conscin desloca as autoprioridades para atender demandas sociais ou executar atividades supérfluas e sociosas com o objetivo de ter atenção e heterorreconhecimento.
'''Efeitologia.''' A síndrome acarreta vários efeitos ou consequências antievolutivas, verificando-se com frequência a dificuldade de fixação proexológica, de vivência do parapsiquismo lúcido e da condição de minipeça interassistencial.
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Paraxioterapeuticologia. Para priorizar algo é preciso ter clareza dos próprios valores evolutivos e, deste modo, fazer as escolhas nesse sentido. Na paraxioterapia é re- comendada, por exemplo, a técnica do megavalor evolutivo.
 
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Paraterapeuticologia. O objetivo paraterapêutico é o assistido alcançar o autocen- tramento consciencial, assentado na consecução da proéxis, com autorganização, autodis- cernimento e a vivência da cosmoética no dia a dia. São sugeridas a aplicação de técnicas favorecedoras do autodirecionamento ao modo da técnica da rotina útil e técnica do diário autoconsciencioterápico.
'''Paraterapeuticologia.''' Para a conscin priorizar algo, precisa ter claro os próprios valores evolutivos, e deste modo estar apta a fazer as escolhas nesse sentido. Na paraxioterapia, recomenda-se, por exemplo, a técnica do megavalor evolutivo. Outras técnicas básicas também ajudam no autodirecionamento, ao modo a da rotina útil e do diário autoconsciencioterápico. Também são eficazes prescrições paraterapêuticas que envolvam práticas como da autofocalização, ortopensenidade, autorganização e priorização de metas autevolutivas e da recéxis.
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Projecioterapeuticologia. As abordagens da projecioterapia são ferramentas im- portantes para ajudar o evoluciente a desacelerar e centrar a manifestação da autopense- nidade.
 
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Paraprognosticologia. Não tratada, a conscin sindrômica tende a ampliar o des- viacionismo em função da falta de fixação nas atividades prioritárias da autoproéxis.
'''Autenfrentamentologia.''' O evoluciente tende a iniciar o autenfrentamento somente quando identifica e assume a própria dispersão e começa a perceber os efeitos nocivos e prejuízos autevolutivos da sua condição.
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Discernimentologia. Pela diversidade da sintomatologia, é importante diferenciar a SDC de outras síndromes com sintomas semelhantes, como a síndrome da autodesorga- nização consciencial. A primeira, envolve a necessidade pessoal de levar tudo de eito, en- tretanto sem a autoprioridade estabelecida nem a clareza dos valores evolutivos, disper- sando os autesforços. Na segunda, o foco da demanda está em sentir-se perdido frente às tarefas e, muitas vezes, tendo de refazer muitas delas, seja voltando para completá-las, seja procurando onde as deixou ou onde parou, pois tem dificuldade de pensenizar retilinear- mente, com disciplina e autorganização.
 
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Comorbiologia. É comum verificar comorbidades à SDC, ao modo da apriorismo- se e da procrastinação. Por outro viés, a decidofobia revela a dificuldade de a conscin posicionar-se em prol de atividades acertadas do ponto de vista proexológico. Derivado da intrafisicalização, tem-se o hedonismo, o consumismo excessivo, chegando até, em certos casos, à ludopatia.
'''Comorbiologia.''' A pessoa ansiosa, impulsiva, tem maior predisposição a entrar no quadro da síndrome da dispersão, pois está constantemente insatisfeita, ansiando por algo, se envolvendo, desta forma, com atividades não convergentes com as cláusulas proexológicas.
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|Sinonimo=1. SDC.
 
|Sinonimo=1. SDC.
 
2. Síndrome da autodispersividade.
 
2. Síndrome da autodispersividade.

Edição das 15h01min de 2 de maio de 2022

Anexos: Verbete PDF

Síndrome da Dispersão Consciencial (SDC).

Estado mórbido caracterizado pela dispersão dos autesforços, autodesorganização, falta de autodirecionamento proexológico e de priorização evolutiva.

Especialidade-chave: Sindromologia.

Sinonimologia:

1. SDC. 2. Síndrome da autodispersividade.

Poliglotologia:

Anglofonia: consciential dispersion technique.

Francofonia: syndrome de la dispersion conscientielle.

Germanofonia: bewusstheitliches Dispersions-Syndrom, n.

Hispanofonia: síndrome da disperción conciencial.

Consciencioterapeuticologia

Complementum: Parassintomatologia. O sintoma-chave da conscin portadora da síndrome da dis- persão consciencial é a dissipação dos autesforços evolutivos na vida diuturna. Autassediologia. O autassédio primário na SDC consiste na crença de ser necessá- rio e produtivo, do ponto de vista evolutivo, atuar em várias frentes ao mesmo tempo ou estar na premência de abrir novas atribuições para manter-se automotivada. Mentalsomatologia. Do ponto de vista mentalsomático, a síndrome se manifesta enquanto desorganização do pensamento, notadamente do raciocínio lógico aplicado na se- leção dos autocompromissos evolutivos. Há dificuldade em concentrar a atenção ou manter o foco em determinado objetivo ou situação no longo prazo. Psicossomatologia. Algumas conscins sindrômicas apresentam quadros de desâ- nimo, percepção de baixa auteficácia, insatisfação com a vida intrafísica, ansiedade e de- pressão. Outra descompensação emocional típica do quadro está relacionada à sensação de ociosidade e ânsia por novos estímulos, configurando-se em neofilia deslocada. Energossomatologia. Não raro, o evoluciente com SDC tem dificuldade de percep- ção das próprias energias e do EV, devido à desorganização pensênica ou falta de foco atencional. Aqueles com baixa autodefesa energética, predispõem-se, inclusive, a minia- cidentes de percurso parapsíquico, tornando-se vulneráveis a heterassédios. Somatologia. É possível perceber no soma, principalmente pela condição de se envolver em várias atividades simultâneas, sinais da autodesorganização e ansiedade, por exemplo, dificuldade do evoluciente sindrômico em relaxar, ou com o sono, além do can- saço físico, esgotamento mental, doenças cardiovasculares e transtornos gastrointestinais, entre outros. Heterassediologia. A autopensenidade patológica, em conexão com grupos extra- físicos de padrão semelhante, cronicifica o desviacionismo e deixa a conscin mais intra- fisicalizada. Os desvios de rota incentivados pelos assediadores surgem, por exemplo, nos convites irrecusáveis para novas tarefas e de neopossibilidades profissionais ou, paradoxal- mente, para a assunção de novos compromissos assistenciais, porém em desacordo com a prioridade pessoal.Parassemiologia. No diagnóstico sindrômico são consideradas as queixas quanto à sintomatologia descrita e os indícios típicos do desalinhamento da bússola intraconscien- cial e desvio de proéxis, por exemplo a insatisfação, a melin e a sensação de vazio exis- tencial. Paradiagnosticologia. É possível identificar o quadro sindrômico a partir de algu- mas falas recorrentes do evoluciente, tais como: – Tenho a sensação de que faço muito, porém não tenho resultado satisfatório. Estou insatisfeito com meus resultados evolutivos, apesar de todo meu esforço. Sinto-me perdido quanto às prioridades evolutivas. Não tenho tempo para fazer aquilo que é prioritário para mim. Sinto-me esgotado com as tarefas cotidianas. Assumo várias tarefas ao mesmo tempo e depois não dou conta de concluí-las. Criteriologia. O critério paradiagnóstico da SDC é feito a partir de evidências da dispersão, falta de megafoco proexológico, despriorização, autopercepção de baixa aute- ficácia evolutiva e intrafisicalização. Além desses critérios, verifica-se: o desviacionismo, o escapismo, a inconstância e o perdularismo. Casuisticologia. Observam-se casos de intermissivistas polivalentes, alcançando inclusive relevantes feitos interassistenciais, contudo, de fato, ainda à margem do veio da autoproéxis em decorrência da falta de foco para o prioritário. A pessoa ansiosa, impulsiva tem maior predisposição à SDC, pois está constantemente insatisfeita, ansiando por algo, envolvendo-se, desta forma, com atividades não convergentes entre si e ao propósito de vida. A falta de acabativa é recorrente, e a carência afetiva se evidencia neste quadro quando a conscin desloca as autoprioridades para atender demandas sociais ou executar atividades supérfluas e sociosas com o objetivo de ter atenção e heterorreconhecimento. Paraxioterapeuticologia. Para priorizar algo é preciso ter clareza dos próprios valores evolutivos e, deste modo, fazer as escolhas nesse sentido. Na paraxioterapia é re- comendada, por exemplo, a técnica do megavalor evolutivo. Paraterapeuticologia. O objetivo paraterapêutico é o assistido alcançar o autocen- tramento consciencial, assentado na consecução da proéxis, com autorganização, autodis- cernimento e a vivência da cosmoética no dia a dia. São sugeridas a aplicação de técnicas favorecedoras do autodirecionamento ao modo da técnica da rotina útil e técnica do diário autoconsciencioterápico. Projecioterapeuticologia. As abordagens da projecioterapia são ferramentas im- portantes para ajudar o evoluciente a desacelerar e centrar a manifestação da autopense- nidade. Paraprognosticologia. Não tratada, a conscin sindrômica tende a ampliar o des- viacionismo em função da falta de fixação nas atividades prioritárias da autoproéxis. Discernimentologia. Pela diversidade da sintomatologia, é importante diferenciar a SDC de outras síndromes com sintomas semelhantes, como a síndrome da autodesorga- nização consciencial. A primeira, envolve a necessidade pessoal de levar tudo de eito, en- tretanto sem a autoprioridade estabelecida nem a clareza dos valores evolutivos, disper- sando os autesforços. Na segunda, o foco da demanda está em sentir-se perdido frente às tarefas e, muitas vezes, tendo de refazer muitas delas, seja voltando para completá-las, seja procurando onde as deixou ou onde parou, pois tem dificuldade de pensenizar retilinear- mente, com disciplina e autorganização. Comorbiologia. É comum verificar comorbidades à SDC, ao modo da apriorismo- se e da procrastinação. Por outro viés, a decidofobia revela a dificuldade de a conscin posicionar-se em prol de atividades acertadas do ponto de vista proexológico. Derivado da intrafisicalização, tem-se o hedonismo, o consumismo excessivo, chegando até, em certos casos, à ludopatia.

Holoprescriciologia

Remissiologia: 1. Autassédio (Autassediologia). 2. Buscador-borboleta (Parafisiologia). 3. Proexoterapia (Proexoterapeuticologia). 4. Pseudoganho (Autassediologia). 5. Técnica da megaconvergência (Autenfrentamentologia). 6. Técnica da pesquisa da motivação primária (Parassemiologia). 7. Técnica do megavalor evolutivo (Paraxioterapeuticologia).

Bibliografia Específica: 1. Cardozo, Neida; Síndrome da Dispersão Consciencial; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; 23.178 p.; Vol. 25; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 E-mails; 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 websites; 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-118-9; páginas 20.502 a 20.507.

2. Idem; Síndrome da Dispersão Consciencial: Abordagem Evoluciológica; pref. Rosa Nader; revisoras Eliana Manfroi; et al.; 240 p.; 5 seções; 13 caps.; 97 enus.; glos. 134 termos; 11 filmes; 47 refs.; 12 webgrafias; 2 anexos; alf.; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2020; 11 a 197.

3. Vieira, Waldo; Autodispersividade; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; 23.178 p.; Vol. 5; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 E-mails; 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 websites; 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-118-9; páginas 3.128 a 3.131.

Anexos: Media:34._Síndrome_da_Dispersão_Consciencial.pdf