Mudanças entre as edições de "Síndrome da Dispersão Consciencial (SDC)"

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|Entrada=Síndrome da Dispersão Consciencial (SDC).
 
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|Definicao=Estado mórbido caracterizado pela dispersão dos autesforços, autodesorganização, falta de autodirecionamento proexológico e de priorização evolutiva.
 
|Definicao=Estado mórbido caracterizado pela dispersão dos autesforços, autodesorganização, falta de autodirecionamento proexológico e de priorização evolutiva.
|Complementum='''Paraetiologia.''' A causa principal da síndrome da dispersão consciencial é falta de prioridade evolutiva na vida diuturna. A dificuldade de lidar com a fartura da vida humana na atualidade pode contribuir para a piora do quadro. O efeito pior dessa síndrome é a não realização das cláusulas prioritárias da proéxis.
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|Complementum='''Parassintomatologia.''' O sintoma-chave da conscin portadora da ''síndrome da dispersão consciencial'' é a dissipação dos autesforços evolutivos na vida diuturna.
  
'''Parassintomatologia.''' Entre os sinais e sintomas frequentes da conscin sindromática incluem-se: o abstraimento; a distração, desatenção e dificuldade de concentração nas atividades diárias; a circumpensenidade; a desorganização nas rotinas; a displicência com a disciplina, constância e acabativa nos empreendimentos e metas pessoais e autoevolutivas; a bússola intraconsciencial descalibrada ou falta do direcionamento do ponteiro cosmoético.
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'''Autassediologia.''' O autassédio primário na SDC consiste na crença de ser necessário e produtivo, do ponto de vista evolutivo, atuar em várias frentes ao mesmo tempo ou estar na premência de abrir novas atribuições para manter-se automotivada.
  
'''Parassemiologia.''' No diagnóstico da síndrome, deve-se considerar as queixas do evoluciente quanto à sintomatologia descrita e investigar os sintomas típicos de desalinhamento da bússola intraconsciencial e do desvio de proéxis, por exemplo a instatisfação, a melin e a sensação de vazio existencial.
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'''Mentalsomatologia.''' Do ponto de vista mentalsomático, a síndrome se manifesta enquanto desorganização do pensamento, notadamente do raciocínio lógico aplicado na seleção dos autocompromissos evolutivos. Há dificuldade em concentrar a atenção ou manter o foco em determinado objetivo ou situação no longo prazo.
  
'''Demandologia.''' É possível identificar o quadro a partir de algumas falas recorrentes do evoluciente, tais como: “tenho a sensação de que faço muito, porém não tenho resultado satisfatório”; “estou insatisfeito com meus resultados evolutivos, apesar de todo meu esforço”; “sinto-me perdido quanto às prioridades evolutivas”; “não tenho tempo para fazer aquilo que é prioritário para mim”; “sinto-me esgotado com as tarefas cotidianas”; “assumo várias tarefas ao mesmo tempo e depois não dou conta de concluí-las”.
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'''Psicossomatologia.''' Algumas conscins sindrômicas apresentam quadros de desânimo, percepção de baixa auteficácia, insatisfação com a vida intrafísica, ansiedade e de- pressão. Outra descompensação emocional típica do quadro está relacionada à sensação de ociosidade e ânsia por novos estímulos, configurando-se em neofilia deslocada.
  
'''Casuisticologia.''' de se observar casos de intermissivistas produtivos, polivalentes, alcançando inclusive relevantes feitos interassistenciais, contudo, de fato, ainda não estarem no veio da autoproéxis em decorrência da falta de foco para o prioritário.
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'''Energossomatologia.''' Não raro, o evoluciente com SDC tem dificuldade de percepção das próprias energias e do EV, devido à desorganização pensênica ou falta de foco atencional. Aqueles com baixa autodefesa energética, predispõem-se, inclusive, a miniacidentes de percurso parapsíquico, tornando-se vulneráveis a heterassédios.
  
'''Efeitologia.''' A síndrome acarreta vários efeitos ou consequências antievolutivas, verificando-se com frequência a dificuldade de fixação proexológica, de vivência do parapsiquismo lúcido e da condição de minipeça interassistencial.
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'''Somatologia.''' É possível perceber no soma, principalmente pela condição de se envolver em várias atividades simultâneas, sinais da autodesorganização e ansiedade, por exemplo, dificuldade do evoluciente sindrômico em relaxar, ou com o sono, além do cansaço físico, esgotamento mental, doenças cardiovasculares e transtornos gastrointestinais, entre outros.
  
'''Paraterapeuticologia.''' Para a conscin priorizar algo, precisa ter claro os próprios valores evolutivos, e deste modo estar apta a fazer as escolhas nesse sentido. Na paraxioterapia, recomenda-se, por exemplo, a técnica do megavalor evolutivo. Outras técnicas básicas também ajudam no autodirecionamento, ao modo a da rotina útil e do diário autoconsciencioterápico. Também são eficazes prescrições paraterapêuticas que envolvam práticas como da autofocalização, ortopensenidade, autorganização e priorização de metas autevolutivas e da recéxis.
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'''Heterassediologia.''' A autopensenidade patológica, em conexão com grupos extrafísicos de padrão semelhante, cronicifica o desviacionismo e deixa a conscin mais intrafisicalizada. Os desvios de rota incentivados pelos assediadores surgem, por exemplo, nos ''convites irrecusáveis'' para novas tarefas e de neopossibilidades profissionais ou, paradoxalmente, para a assunção de novos compromissos assistenciais, porém em desacordo com a prioridade pessoal.
  
'''Autenfrentamentologia.''' O evoluciente tende a iniciar o autenfrentamento somente quando identifica e assume a própria dispersão e começa a perceber os efeitos nocivos e prejuízos autevolutivos da sua condição.
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'''Parassemiologia.''' No diagnóstico sindrômico são consideradas as queixas quanto à sintomatologia descrita e os indícios típicos do desalinhamento da bússola intraconsciencial e desvio de proéxis, por exemplo a insatisfação, a melin e a sensação de vazio existencial.
  
'''Comorbiologia.''' A pessoa ansiosa, impulsiva, tem maior predisposição a entrar no quadro da síndrome da dispersão, pois está constantemente insatisfeita, ansiando por algo, se envolvendo, desta forma, com atividades não convergentes com as cláusulas proexológicas.
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'''Paradiagnosticologia.''' É possível identificar o quadro sindrômico a partir de algumas falas recorrentes do evoluciente, tais como: ''– Tenho a sensação de que faço muito, porém não tenho resultado satisfatório. Estou insatisfeito com meus resultados evolutivos, apesar de todo meu esforço. Sinto-me perdido quanto às prioridades evolutivas. Não tenho tempo para fazer aquilo que é prioritário para mim. Sinto-me esgotado com as tarefas cotidianas. Assumo várias tarefas ao mesmo tempo e depois não dou conta de concluí-las.''
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'''Criteriologia.''' O critério paradiagnóstico da SDC é feito a partir de evidências da dispersão, falta de megafoco proexológico, despriorização, autopercepção de baixa auteficácia evolutiva e intrafisicalização. Além desses critérios, verifica-se: o desviacionismo, o escapismo, a inconstância e o perdularismo.
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'''Casuisticologia.''' Observam-se casos de intermissivistas polivalentes, alcançando inclusive relevantes feitos interassistenciais, contudo, de fato, ainda à margem do veio da autoproéxis em decorrência da falta de foco para o prioritário. A pessoa ansiosa, impulsiva tem maior predisposição à SDC, pois está constantemente insatisfeita, ansiando por algo, envolvendo-se, desta forma, com atividades não convergentes entre si e ao propósito de vida. A falta de acabativa é recorrente, e a carência afetiva se evidencia neste quadro quando a conscin desloca as autoprioridades para atender demandas sociais ou executar atividades supérfluas e sociosas com o objetivo de ter atenção e heterorreconhecimento.
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'''Paraxioterapeuticologia.''' Para priorizar algo é preciso ter clareza dos próprios valores evolutivos e, deste modo, fazer as escolhas nesse sentido. Na paraxioterapia é re-comendada, por exemplo, a ''técnica do megavalor evolutivo.''
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'''Paraterapeuticologia.''' O objetivo paraterapêutico é o assistido alcançar o autocentramento consciencial, assentado na consecução da proéxis, com autorganização, autodiscernimento e a vivência da cosmoética no dia a dia. São sugeridas a aplicação de técnicas favorecedoras do autodirecionamento ao modo da ''técnica da rotina útil'' e ''técnica do diário autoconsciencioterápico.''
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'''Projecioterapeuticologia.''' As abordagens da ''projecioterapia'' são ferramentas importantes para ajudar o evoluciente a desacelerar e centrar a manifestação da autopensenidade.
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'''Paraprognosticologia.''' Não tratada, a conscin sindrômica tende a ampliar o desviacionismo em função da falta de fixação nas atividades prioritárias da autoproéxis.
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'''Discernimentologia.''' Pela diversidade da sintomatologia, é importante diferenciar a SDC de outras síndromes com sintomas semelhantes, como a ''síndrome da autodesorganização consciencial.'' A primeira, envolve a necessidade pessoal de ''levar tudo de eito,'' entretanto sem a autoprioridade estabelecida nem a clareza dos valores evolutivos, dispersando os autesforços. Na segunda, o foco da demanda está em sentir-se perdido frente às tarefas e, muitas vezes, tendo de refazer muitas delas, seja voltando para completá-las, seja procurando onde as deixou ou onde parou, pois tem dificuldade de pensenizar retilinearmente, com disciplina e autorganização.
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'''Comorbiologia.''' É comum verificar comorbidades à SDC, ao modo da apriorismose e da procrastinação. Por outro viés, a decidofobia revela a dificuldade de a conscin posicionar-se em prol de atividades acertadas do ponto de vista proexológico. Derivado da intrafisicalização, tem-se o hedonismo, o consumismo excessivo, chegando até, em certos casos, à ludopatia.
 
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2. Síndrome da autodispersividade.
 
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|ReferenciaBibliografica=1. '''Cardozo,''' Neida; '''''Síndrome da Dispersão Consciencial;''''' verbete; In: '''Vieira,''' Waldo; Org.; '''''Enciclopédia da Conscienciologia;''''' apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; 23.178 p.; Vol. 25; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 ''E-mails;'' 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 ''websites;'' 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; ''Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica'' (ENCYCLOSSAPIENS); ''& Associação Internacional Editares;'' Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-118-9; páginas 20.502 a 20.507.
 
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2. '''Idem;'' Síndrome da Dispersão Consciencial: Abordagem Evoluciológica;''''' pref. Rosa Nader; revisoras Eliana Manfroi; ''et al.;'' 240 p.; 5 seções; 13 caps.; 97 enus.; glos. 134 termos; 11 filmes; 47 refs.; 12 webgrafias; 2 anexos; alf.; br.; ''Associação Internacional Editares;'' Foz do Iguaçu, PR; 2020; 11 a 197.  
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2. '''Cardozo,''' Neida; ''''' Síndrome da Dispersão Consciencial: Abordagem Evoluciológica;''''' pref. Rosa Nader; revisoras Eliana Manfroi; ''et al.;'' 240 p.; 5 seções; 13 caps.; 97 enus.; glos. 134 termos; 11 filmes; 47 refs.; 12 webgrafias; 2 anexos; alf.; br.; ''Associação Internacional Editares;'' Foz do Iguaçu, PR; 2020; 11 a 197.  
  
3. '''Vieira,''' Waldo; '''''Autodispersividade;''''' verbete; In: '''Vieira,''' Waldo; Org.; '''''Enciclopédia da Conscienciologia;''''' apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; 23.178 p.; Vol. 5; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 ''E-mails;'' 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 ''websites;'' 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; ''Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica'' (ENCYCLOSSAPIENS); ''& Associação Internacional Editares;'' Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-118-9; páginas 3.128 a 3.131.
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3. '''Vieira,''' Waldo; '''''Autocentramento Consciencial; Autodispersividade;''''' verbete; In: '''Vieira,''' Waldo; Org.; '''''Enciclopédia da Conscienciologia;''''' apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; 23.178 p.; Vol. 5; Vols. 4 e 5;  1.112 citações; 11 cronologias; 33 ''E-mails;'' 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 ''websites;'' 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; ''Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica'' (ENCYCLOSSAPIENS); ''& Associação Internacional Editares;'' Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-118-9; páginas 2.543 a 2545 e 3.128 a 3.131.
 
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Edição atual tal como às 15h17min de 2 de maio de 2022

Anexos: Verbete PDF

Síndrome da Dispersão Consciencial (SDC).

Estado mórbido caracterizado pela dispersão dos autesforços, autodesorganização, falta de autodirecionamento proexológico e de priorização evolutiva.

Especialidade-chave: Sindromologia.

Sinonimologia:

1. SDC. 2. Síndrome da autodispersividade.

Poliglotologia:

Anglofonia: consciential dispersion technique.

Francofonia: syndrome de la dispersion conscientielle.

Germanofonia: bewusstheitliches Dispersions-Syndrom, n.

Hispanofonia: síndrome da disperción conciencial.

Consciencioterapeuticologia

Complementum: Parassintomatologia. O sintoma-chave da conscin portadora da síndrome da dispersão consciencial é a dissipação dos autesforços evolutivos na vida diuturna.

Autassediologia. O autassédio primário na SDC consiste na crença de ser necessário e produtivo, do ponto de vista evolutivo, atuar em várias frentes ao mesmo tempo ou estar na premência de abrir novas atribuições para manter-se automotivada.

Mentalsomatologia. Do ponto de vista mentalsomático, a síndrome se manifesta enquanto desorganização do pensamento, notadamente do raciocínio lógico aplicado na seleção dos autocompromissos evolutivos. Há dificuldade em concentrar a atenção ou manter o foco em determinado objetivo ou situação no longo prazo.

Psicossomatologia. Algumas conscins sindrômicas apresentam quadros de desânimo, percepção de baixa auteficácia, insatisfação com a vida intrafísica, ansiedade e de- pressão. Outra descompensação emocional típica do quadro está relacionada à sensação de ociosidade e ânsia por novos estímulos, configurando-se em neofilia deslocada.

Energossomatologia. Não raro, o evoluciente com SDC tem dificuldade de percepção das próprias energias e do EV, devido à desorganização pensênica ou falta de foco atencional. Aqueles com baixa autodefesa energética, predispõem-se, inclusive, a miniacidentes de percurso parapsíquico, tornando-se vulneráveis a heterassédios.

Somatologia. É possível perceber no soma, principalmente pela condição de se envolver em várias atividades simultâneas, sinais da autodesorganização e ansiedade, por exemplo, dificuldade do evoluciente sindrômico em relaxar, ou com o sono, além do cansaço físico, esgotamento mental, doenças cardiovasculares e transtornos gastrointestinais, entre outros.

Heterassediologia. A autopensenidade patológica, em conexão com grupos extrafísicos de padrão semelhante, cronicifica o desviacionismo e deixa a conscin mais intrafisicalizada. Os desvios de rota incentivados pelos assediadores surgem, por exemplo, nos convites irrecusáveis para novas tarefas e de neopossibilidades profissionais ou, paradoxalmente, para a assunção de novos compromissos assistenciais, porém em desacordo com a prioridade pessoal.

Parassemiologia. No diagnóstico sindrômico são consideradas as queixas quanto à sintomatologia descrita e os indícios típicos do desalinhamento da bússola intraconsciencial e desvio de proéxis, por exemplo a insatisfação, a melin e a sensação de vazio existencial.

Paradiagnosticologia. É possível identificar o quadro sindrômico a partir de algumas falas recorrentes do evoluciente, tais como: – Tenho a sensação de que faço muito, porém não tenho resultado satisfatório. Estou insatisfeito com meus resultados evolutivos, apesar de todo meu esforço. Sinto-me perdido quanto às prioridades evolutivas. Não tenho tempo para fazer aquilo que é prioritário para mim. Sinto-me esgotado com as tarefas cotidianas. Assumo várias tarefas ao mesmo tempo e depois não dou conta de concluí-las.

Criteriologia. O critério paradiagnóstico da SDC é feito a partir de evidências da dispersão, falta de megafoco proexológico, despriorização, autopercepção de baixa auteficácia evolutiva e intrafisicalização. Além desses critérios, verifica-se: o desviacionismo, o escapismo, a inconstância e o perdularismo.

Casuisticologia. Observam-se casos de intermissivistas polivalentes, alcançando inclusive relevantes feitos interassistenciais, contudo, de fato, ainda à margem do veio da autoproéxis em decorrência da falta de foco para o prioritário. A pessoa ansiosa, impulsiva tem maior predisposição à SDC, pois está constantemente insatisfeita, ansiando por algo, envolvendo-se, desta forma, com atividades não convergentes entre si e ao propósito de vida. A falta de acabativa é recorrente, e a carência afetiva se evidencia neste quadro quando a conscin desloca as autoprioridades para atender demandas sociais ou executar atividades supérfluas e sociosas com o objetivo de ter atenção e heterorreconhecimento.

Paraxioterapeuticologia. Para priorizar algo é preciso ter clareza dos próprios valores evolutivos e, deste modo, fazer as escolhas nesse sentido. Na paraxioterapia é re-comendada, por exemplo, a técnica do megavalor evolutivo.

Paraterapeuticologia. O objetivo paraterapêutico é o assistido alcançar o autocentramento consciencial, assentado na consecução da proéxis, com autorganização, autodiscernimento e a vivência da cosmoética no dia a dia. São sugeridas a aplicação de técnicas favorecedoras do autodirecionamento ao modo da técnica da rotina útil e técnica do diário autoconsciencioterápico.

Projecioterapeuticologia. As abordagens da projecioterapia são ferramentas importantes para ajudar o evoluciente a desacelerar e centrar a manifestação da autopensenidade.

Paraprognosticologia. Não tratada, a conscin sindrômica tende a ampliar o desviacionismo em função da falta de fixação nas atividades prioritárias da autoproéxis.

Discernimentologia. Pela diversidade da sintomatologia, é importante diferenciar a SDC de outras síndromes com sintomas semelhantes, como a síndrome da autodesorganização consciencial. A primeira, envolve a necessidade pessoal de levar tudo de eito, entretanto sem a autoprioridade estabelecida nem a clareza dos valores evolutivos, dispersando os autesforços. Na segunda, o foco da demanda está em sentir-se perdido frente às tarefas e, muitas vezes, tendo de refazer muitas delas, seja voltando para completá-las, seja procurando onde as deixou ou onde parou, pois tem dificuldade de pensenizar retilinearmente, com disciplina e autorganização.

Comorbiologia. É comum verificar comorbidades à SDC, ao modo da apriorismose e da procrastinação. Por outro viés, a decidofobia revela a dificuldade de a conscin posicionar-se em prol de atividades acertadas do ponto de vista proexológico. Derivado da intrafisicalização, tem-se o hedonismo, o consumismo excessivo, chegando até, em certos casos, à ludopatia.

Holoprescriciologia

Remissiologia: 1. Autassédio (Autassediologia). 2. Buscador-borboleta (Parafisiologia). 3. Proexoterapia (Proexoterapeuticologia). 4. Pseudoganho (Autassediologia). 5. Técnica da megaconvergência (Autenfrentamentologia). 6. Técnica da pesquisa da motivação primária (Parassemiologia). 7. Técnica do megavalor evolutivo (Paraxioterapeuticologia).

Bibliografia Específica: 1. Cardozo, Neida; Síndrome da Dispersão Consciencial; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; 23.178 p.; Vol. 25; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 E-mails; 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 websites; 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-118-9; páginas 20.502 a 20.507.

2. Cardozo, Neida; Síndrome da Dispersão Consciencial: Abordagem Evoluciológica; pref. Rosa Nader; revisoras Eliana Manfroi; et al.; 240 p.; 5 seções; 13 caps.; 97 enus.; glos. 134 termos; 11 filmes; 47 refs.; 12 webgrafias; 2 anexos; alf.; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2020; 11 a 197.

3. Vieira, Waldo; Autocentramento Consciencial; Autodispersividade; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; 23.178 p.; Vol. 5; Vols. 4 e 5; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 E-mails; 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 websites; 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-118-9; páginas 2.543 a 2545 e 3.128 a 3.131.

Anexos: Media:34._Síndrome_da_Dispersão_Consciencial.pdf