Mágoa

De Dicionário Terminológico Multilíngue de Consciencioterapia Clínica
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Mágoa.

Estado afetivo de amargura, ressentimento, rancor e decepção de quem se considera vítima por ter sido alvo de atitude indelicada, desrespeitosa, ofensiva ou injuriante.

Especialidade-chave: Autassediologia.

Sinonimologia:

1. Ressentimento. 2. Rancor. 3. Melindre.

Poliglotologia:

Anglofonia: hurt.

Francofonia: ressentiment

Germanofonia: Leid, n.

Hispanofonia: resentimiento.

Consciencioterapeuticologia

Complementum: Paraetiologia. Mágoas são causadas por frustrações de expectativas de ordem afetiva ou moral. Advêm, por exemplo, da percepção, real ou imaginária, de falta de consideração, desvalorização, deslealdade, traição, inveja, indignidade, injustiça ou rupturas de limites por outrem. É frequente a experiência eliciadora do problema ter tocado alguma área de maior insegurança pessoal, condição usada como autojustificativa para manter o afeto negativo.

Psicossomatologia. São espécies de feridas psicossomáticas ou nódoas intraconscienciais constituídas por emaranhado indistinto de emoções desagradáveis de tonalidades afetivas afins, incluindo desgosto, decepção, amargura, tristeza, pesar e raiva. Tal estado frequentemente causa sensação contínua de opressão cardiochacral e transparece no semblante, palavras e atitudes da pessoa afetada.

Taxologia. Há minimágoas fugazes, por exemplo a surgida na discussão entre os duplistas afeitos ao diálogo, capazes de resolver rapidamente as rusgas interpessoais. Existem também megamágoas milenares, a exemplo da consciex assediadora ainda ressentida por evento ocorrido há muitos séculos, cobrando da conscin ou consciex que julga ter lhe causado mal.

Autassediologia. A disposição egocêntrica de se magoar denota suscetibilidade emocional de quem ainda se permite afetar negativamente pelos comportamentos e atitudes dos outros. A decisão de guardar para si frustrações mal resolvidas intoxica energeticamente a conscin. Esta conduta a coloca em posição de vulnerabilidade às intrusões pensênicas de consciexes heterassediadoras.

Parafisiopatologia. A pessoa magoada tende a reviver mentalmente a situação dolorosa, ressentindo as próprias emoções tóxicas e patopensenizando contra os supostos ofensores, em ciclo autassediador. Ficam encaramujadas, egoicamente, na própria versão dos fatos dos quais, supostamente não possuem a mínima parcela de autorresponsabilidade, sendo apenas vítima indefesa na situação. Muitas das reações destas conscins em relação aos agentes causadores são de fato ações bélicas, configurando-se na prática em retaliações e vinganças, a exemplo do caso de quem corta relações sem dar a possibilidade de retratação, eliminando o suposto agressor da vida pessoal sem mais explicações ou mantém sentimentos de indiferença, aversão ou ódio.

Memoriologia. No mecanismo de autassédio da mágoa há a tendência da fixação mnemônica apenas das experiências negativas relacionadas à conscin ofensora. O foco excessivo na própria ferida emocional não permite abertura para o heteroperdão, nem para o sentimento paraterapêutico de gratidão. Este pode advir com a lembrança de benesses recebidas, aspectos sadios do relacionamento interconsciencial ou pelo reconhecimento do crescimento evolutivo que, por vezes, surgem das dificuldades da vida. Há também as conscins insaciáveis, nunca satisfeitas com os aportes recebidos, reclamando por não receberem mais.

Demandologia. É frequente evolucientes procurarem a consciencioterapia por manterem durante décadas sentimentos autodestrutivos de mágoas em relação aos pais e a outros entes familiares, a cônjuges e amigos, alguns destes dessomados há décadas.

Vitimologia. Muitos passaram, de fato, por situações difíceis e traumatizantes, envolvendo abusos físicos, psicológicos e sexuais, não raro, impetrados por quem deveria ter sido responsável pela proteção da conscin vitimizada. As experiências traumáticas explicam a etiologia, porém não justificam a manutenção do sentimento de mágoa, até porque a principal vítima é quem sustenta tal estado afetivo, corroendo-se pensenicamente e abrindo brechas intraconscienciais para a heterassedialidade.

Interprisiologia. A falta da memória dos próprios atos interprisiológicos no ciclo multiexistencial leva certas consciências ressentidas a outorgarem-se o direito de cobrar o débito daqueles que julgam ter lhes prejudicado aparentemente sem nenhum motivo, transmutando-se, mais uma vez, de vítima em algoz.

Etologia. Entre as reações bélicas, retaliatórias e interprisiológicas do magoado, encontram-se, a cobrança, o desejo de vingança, a hostilidade franca, a indiferença afetiva, o distanciamento deliberado, o tratamento do silêncio, o corte da comunicação, a negação do perdão ou a possibilidade do ofensor se desculpar e redimir-se.

Seriexologia. A consciencioterapia clínica auxilia na autoconscientização da conscin que hoje se encontra na condição de vítima, instando-a a considerar que outrora pode ter estado na posição de algoz, não raro junto aos ofensores do presente. A cognição quanto aos débitos pessoais adquiridos no ciclo multiexistencial auxilia na assunção da responsabilidade pela busca da liberação da interprisão grupocármica, tendo na assistência fraterna às vítimas e algozes pessoais, a melhor terapêutica evolutiva.

Paraterapeuticologia. A superação da mágoa demanda higiene mnemônica para eliminar a evocação das lembranças mais arraigadas e a disposição íntima de perdoar erros, dívidas ou injustiças alheias, mas para isso também é preciso generosidade. Quando o evoluciente compreende que a sustentação da condicão de magoado e a falta do heteroperdão se fundamenta no egoísmo pessoal ou na autoinsegurança e o coloca pela ótica da cosmoética, não mais apenas na condição de vítima, como se sente, mas na posição de verdugo de quem a magoou, tem maior propensão a mudar a disposição patológico e abrir-se para assumir as próprias responsabilidades pelo ocorrido, para o heteroperdão e a reconciliação grupocármica.

Paraprofilaxiologia. Tendo em vista a profilaxia, ao invés de conservar mágoas, o melhor é praticar o diálogo franco, aberto, direto e esclarecedor para dissipar imediatamente malentendidos, incômodos e frustrações e, se for o caso, estabelecer limites saudáveis para a relação interpessoal.

Paraiatrogenia. A consecução das tarefas libertárias do voluntariado conscienciológico exige o sobrepujamento de mágoas e suscetibilidades quanto aos colegas da equipe multidimensional, intra e extrafísica. Tal sentimento seria brecha nas defesas do trabalho interassistencial, não conjuminando, por exemplo, com o exercício das atividades paraterapêuticas e desassediadoras da função de consciencioterapeuta.

Grupocarmologia. Paradoxalmente, por não abrirem mão do ressentimento, muitas consciências vítimas ao longo da seriéxis permanecem na interprisão grupocármica, enquanto os algozes, ao assumirem a autorresponsabilidade pelos erros e desvios cosmoéticos pessoais e se dedicarem à interassistência, já caminham para a libertação por meio da recomposição grupocármica.

Holoprescriciologia

Remissiologia: 1. Autassédio emocional (Autassediologia). 2. Antiofensividade interconsciencial (Homeostaticologia). 3. Autointoxicação energética (Energoparapatologia). 4. Credor grupocármico (Consciencioterapeuticologia). 5. Técnica da higienização mnemônica (Autoparaprofilaxiologia). 6. Técnica da tela mental (Autenfrentamentologia). 7. Técnica do abrandamento do megadrama (Paraterapeuticologia).

Bibliografia Específica: 1. Haymann, Maximiliano; Síndrome do Ostracismo: Mecanismos e Autossuperação; pref. Waldo Vieira; revisoras Erotides Louly; Helena Araujo; & Julieta Mendonça; 218 p.; 5 seções; 24 caps.; 17 E-mails; 134 enus.; 2 fluxogramas; 1 foto; 1 microbiografia; 2 tabs.; 16 websites; glos. 152 termos; 5 filmes; 202 refs.; 2 apênds.; alf.; geo; ono; 23,5 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 61, 62, 94 e 100.

2. Idem; Autassédio Emocional; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; 23.178 p.; Vol 4.; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 E-mails; 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 websites; 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-118-9; páginas 2.271 a 2.275.

3. Neves, Regina; Mágoa; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; 23.178 p.; Vol 18.; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 E-mails; 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 websites; 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-118-9; páginas 14.359 a 14.364.

4. Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 155, 428 e 735.

5. Idem; Assistido Insatisfazível; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; 23.178 p.; Vol 4.; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 E-mails; 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 270 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 websites; 670 filmes; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 13.896 refs.; 9ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-118-9; páginas 1.941 a 1.945.


Webgrafia Específica:

1. Almeida, Marco; Ferida emocional; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; verbete N. 4962, apresentado no Tertuliarium / CEAEC, Foz do Iguaçu, PR; 05.09.2019; disponível em: <http://encyclossapiens.space/buscaverbete/index.php>; acesso em: 08.11.2020; 19h.

2. Idem; Antiofensividade Interconsciencial; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; verbete N. 4638, apresentado no Tertuliarium / CEAEC, Foz do Iguaçu, PR; 16.10.2018; disponível em: <http://encyclossapiens.space/buscaverbete/index.php>; acesso em: 08.11.2020; 19h.

Anexos:

Definido em 29/10/2020 (online).